Páginas

17 de abril de 2015

Meio ambiente em alta em Campos dos Goytacazes/RJ


No diário oficial de Campos dos Goytacazes de hoje (17/04/2015) foi publicado o Decreto Municipal nº 080, de 16 de abril de 2015. Seu conteúdo traz a novo organograma da prefeitura municipal, com grandes mudanças, dentre elas: novas secretarias, transformação de secretarias em superintendências, alocação das novas superintendências ( antigas secretarias) em outras secretarias, dentre outras. A nova estrutura organizacional passa a valer a partir de 01 de maio.

Das mudanças mais importantes observadas, podemos destacar:
1) A transformação das secretarias de Agricultura, e de Pesca e Aquicultura em superintendências associadas a secretaria de "Desenvolvimento Econômico";
2) A secretaria de Defesa Civil transformada superintendência lotada na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social;
3) A mudança de nomenclatura da secretaria de Meio Ambiente, que passa a se chamar  de "Desenvolvimento Ambiental".

Em destaque a terceira mudança, concluímos que o Ambiente está em alta pela prefeita Rosinha Garotinho. A mudança do nome, contempla uma nova abordagem sobre o ambiente, em consonância com os dias atuais. A nova secretaria, por assim dizer, sugere uma gestão municipal mais horizontal, congregando sub-temas recorrentes como sustentabilidade, desenvolvimento local e regional, crescimento urbano, etc,

Esperamos que a nova pasta ambiental do executivo de Campos dos Goytacazes possa atender a diversidade de demandas sociais e econômicas relacionadas ao nosso ambiente. Que não apenas a saúde financeira do município, e dos governantes seja curada, mas também a do nosso ambiente.

Mantemos nossa esperança de uma boa gestão da nova secretaria, em especial na proteção das áreas ambientais por Unidades de Conservação, conforme já previsto nas matérias legislativas, e cumpridos de forma vagarosa.

--
Observatório Soberania Ambiental
Nosso Ambiente!