Páginas

31 de julho de 2015

Noticia: Pescadores ameaçam “fechar Porto do Açu”

Foto: Aluysio Abreu Barbosa
Mediante aos constantes problemas enfrentados na barra de Atafona, em São João da Barra, devido à formação de bancos de areia na foz do Paraíba, pescadores se articulam para realizar protestos. O principal seria no Porto do Açu, onde eles pretendem cercar a área com embarcações, com o intuito de chamar a atenção da empresa com o problema enfrentado. Os pescadores cobram o apoio de um dos navios que fizeram a dragagem para aprofundar o canal de navegação no porto, para desenvolver o mesmo serviço na “boca da barra” — canal de acesso ao mar. Eles também solicitam uma medida imediata do poder público, como um projeto que amenizasse as dificuldades dos barcos em passar pelo local.

Na segunda-feira (27), o secretário de Pesca do município, Joel Serra, esteve reunido com o prefeito José Amaro de Souza, Neco (PMDB), para discutir as medidas que a municipalidade pode adotar nessa questão. A Prumo Logística, responsável pelo Porto do Açu, não se posicionou sobre a possibilidade de manifestação, tampouco quanto a cessão de um navio para fazer o canal na foz. A assessoria se limitou a dizer que “a Prumo não irá se manifestar”.

A classe pesqueira acredita que a empresa deve participar do projeto de desobstrução da foz, como medida compensatória aos impactos do empreendimento. Além disso, alegam que se o canal fechar, o entreposto pesqueiro, apresentado como plano de compensação da ainda LLX em 2009, ficaria inutilizável.

Em vídeo gravado num aparelho celular e publicado nas redes sociais, os pescadores mostram as dificuldades de três barcos para passar pela barra, mesmo com a maré cheia. É possível ouvir os relatos e o aviso que podem organizar uma manifestação em frente à Prefeitura e a ameaça de “fechar o Porto do Açu”, caso uma solução imediata não seja apresentada.

De acordo com Joel, no encontro de segunda com o prefeito, ficou decidido que uma comitiva — composta pelos representantes das secretarias de Pesca, Obras, Planejamento e Meio Ambiente — vai se reunir, no Rio de Janeiro, com responsáveis pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com intuito de obter autorização para a dragagem. Um projeto já foi esboçado pela secretaria de Obras. “Vamos tentar todas as formas possíveis para solucionar essa questão. Não dá para ficar da forma que está”, afirmou o secretário de Pesca.

Outra — Pescadores já realizaram uma manifestação contra o Porto do Açu. Na ocasião, eles bloquearam a barra de Atafona para impedir a passagem dos barcos que trabalhavam como apoio. A intenção era solicitar que mais pescadores tivessem a oportunidade de prestar serviço para as empresas ligadas ao Porto do Açu.

Problemas — Na última semana, três barcos ficaram encalhados na foz devido ao assoreamento. No início do mês, os pescadores se reuniram com representantes da Prefeitura para discutir a questão.

28/07/2015
Blog do Arnaldo Neto
Jornal Online Folha da Manhã
http://fmanha.com.br/regioes/pescadores-ameacam-fechar-porto-do-acu

--
Observatório Soberania Ambiental
Nosso Ambiente!