
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) também possui uma plataforma de capacitação, é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O cursos são semi-presenciais e a distância.
Os cursos tem público alvo específico, e para participar do curso o aluno precisa fazer o autocadastramento no AVA do MMA, depois responda o formulário de inscrição.
O sistema informa que no caso do número de inscrições para um curso ser maior do que o número de vagas disponibilizadas para o mesmo, será feito um processo de análise e seleção dos candidatos com base no preenchimento do formulário de inscrição. O sistema entra em contato com os alunos selecionados.
Atualmente o sistema conta com quatro cursos:
Atualmente o sistema conta com quatro cursos:
1) Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos territórios
Objetivo: Capacitar agentes públicos e representantes de organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de Educação Ambiental no contexto da Agricultura Familiar.
Público-alvo: Gestores e servidores públicos, Profissionais de ensino, representantes de organizações da sociedade civil, lideranças de movimentos de campo, com ensino superior completo.
Carga horária: 60 horas com tutoria.
2) Estrutura da Gestão Ambiental Municipal
Para esse curso portal não disponibilizou informações
3)Orientações para elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Objetivo: Capacitar técnicos municipais para elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para municípios com população abaixo de 20 mil habitantes. Contempla sugestões metodológicas com o objetivo de permitir que os técnicos de uma prefeitura possam desenvolver a maior parte ou a totalidade do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos.
Público-alvo: Técnicos das prefeituras de municípios de pequeno porte (com menos de 20.000 habitantes).
Carga horária: 20 horas (com tutoria).
4) Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar
Objetivo: Formar agentes populares para identificar e refletir de forma crítica as questões socioambientais em seu território, de forma a promover a sensibilização e mobilização social que resultem em ações que propiciem condições de vida digna no meio rural, conservação ambiental e sustentabilidade dos agroecossistemas.
Público-alvo: Juventude rural, agricultores e agricultoras, agentes comunitários e agentes públicos, a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo.
Carga horária: 120 horas (semipresencial com tutoria).

Nenhum comentário:
Postar um comentário