Páginas

11 de julho de 2017

Prêmio Campeões da Terra - ONU Ambiental (PNUD) 2017 - Indicações até 22 de julho


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) recebe, até 22 de julho de 2017, indicações para a edição 2017 dos “Campeões da Terra”. O prêmio, a maior honra ambiental da ONU, celebram anualmente figuras notáveis ​​dos setores público e privado e da sociedade civil cujas ações tiveram um impacto positivo e transformador no meio ambiente.

O prêmio é distribuído em quatro categorias: Política e Liderança, Ação e inspiração, Visão Empreendedora, Ciência e Inovação, e tem como foco defensores do desenvolvimento sustentável, do combate às mudanças climáticas e da dignidade humana nos níveis nacional, regional e global.

O meio ambiente tem um papel crucial para se atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, estabelecidos no ano passado. Cerca de metade das metas estão diretamente relacionadas ao meio ambiente ou endereçam a sustentabilidade das fontes naturais, assim como medidas de combate à pobreza, investimentos em saúde, alimentação e agricultura, água e saneamento, habitação, energia, combate a mudanças climáticas e defesa do consumo sustentável.

Lançado em 2005, Champions of the Earth reconheceu dezenas de indivíduos e organizações exemplares. Através de suas realizações extraordinárias - seja por meio de liderança política, ação de base, inovação científica ou visão empresarial - cada um desses Campeões inspirou ações críticas em nome do ambiente global.

Dentre os já laureados estão o presidente da Unilever, Paul Polman, o presidente ruandês Paul Kagame, o explorador oceânico e conservacionista Sylvia Earle e a National Geographic Society, o ex-presidente mexicano Felipe Calderón, o político e ativista ambiental norte-americano Al Gore, dentre outros. Mais recentementedição de 2015, a maior multinacional brasileira de cosméticos, a Natura, foi homenageada pela categoria ‘Visão Empresarial’.

Para fazer a sua indicação de um Campeão da Terra, preencha os dados, em inglês, na página do Programa. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

Jovens Campeões da Terra - Young Champions of the Earth

Este ano também marca o lançamento de Young Champions of the Earth, uma competição de desenvolvimento que visa identificar, celebrar e apoiar pessoas com idade entre 18 e 30 anos que demonstram um excelente potencial para criar impacto ambiental positivo. Ao contrário de seu pai de longa duração, que confere prêmios por conquistas passadas, os Jovens Campeões estarão olhando para a frente. A iniciativa busca dar vida às grandes ideias dos vencedores através da provisão de financiamento de sementes, orientação, treinamento, publicidade e acesso a redes poderosas.

Fonte: Portal ONU Brasil
<https://nacoesunidas.org/programa-da-onu-para-o-meio-ambiente-abre-indicacoes-para-o-premio-campeoes-da-terra-2016/>
Portal Champions of Earth - About
<http://www.unep.org/championsofearth/about-0>
--