Páginas

2 de agosto de 2017

Edição 2017 do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro acontece em agosto em Paraty/RJ

O V ECOB/RJ reúnirá em ParatyRJ os comitês de bacia para debates acerca da gestão hídrica, promovendo a integração e a troca de experiências entre os comitês, e fomentando o debate acerca de soluções pertinentes ao uso de recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro.


A 5ª edição do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB/RJ) já está com data marcada. O evento, promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) e realizado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (AGEVAP), vai acontecer entre os dias 28 e 30 de agosto, na Casa da Cultura Câmara Torres, no centro histórico da cidade de Paraty/RJ (Rua Dona Geralda, nº 177, Paraty/RJ)

A edição de 2017 traz como temática central “A Gestão Costeira e a Integração com os Recursos Hídricos”.  Os assuntos serão tratados através de conferências, rodadas de debates, apresentação de casos de sucesso na gestão das águas nas esferas pública e privada, visitas técnicas e encontros setoriais. Dentre os temas teremos:

1) Interface da Gestão Costeira com a Gestão de Recursos Hídricos;
2) Relação da diminuição da vazão dos rios x avanço marinho/cunha salina;
3) Barragens, licenciamento e segurança hídrica” s Na ocasião também acontecerá a Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH).

O ECOB/RJ vem se consolidando como ferramenta fundamental para levar ao conhecimento público as inovações acerca da gestão hídrica no estado, gerar relacionamentos e soluções público-privadas no que se refere à implementação de práticas mais sustentáveis no uso destes recursos.

Para esta edição do evento, a estimativa de público é de 500 participantes, entre membros dos comitês de bacias fluminense, gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades, instituições da sociedade civil e demais interessados no tema. As inscrições poderão ser feitas de 1º a 18 de agosto, pela página de inscrições do evento. (https://www.eventbrite.com.br/e/v-ecob-rj-encontro-de-comites-de-bacias-hidrograficas-registration-36320165593).

Para maiores informações acesse site do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (http://forumfluminensecbh.eco.br/site/v-ecob-rj-2/), ou entre em contato com a AGEVAP por Thais Nacif (thais.nacif@agevap.org.br) e Amaro Neto, responsável pela secretaria executiva do Fórum e organização do evento. Estão disponíveis os telefones (22) 2725-9023 e (24) 98855-0929 - AGEVAP/CBH BPSI.


Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH)

O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelos comitês de bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro legalmente instituídos. Criado com a missão de articular a implementação, e promover a integração e a gestão das águas nestes Comitês, o Fórum visa o fortalecimento dos mesmos como entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SEGRHI).

Outra missão assumida pelo Fórum é a articulação com outras instâncias de governança das águas, assumindo um importante papel no diálogo com o nível federal, e no fomento às discussões sobre a integração com o gerenciamento costeiro, assunto de grande relevância para um Estado com uma extensa faixa litorânea e oceânica.

Fazem parte do Fórum Fluminense: o Comitê de Bacia Baía da Ilha Grande, o Comitê de Bacia Guandu, o Comitê de Bacia Médio Paraíba do Sul, o Comitê de Bacia Piabanha, o Comitê de Bacia Baía de Guanabara, o Comitê de Bacia Lagos São João, o Comitê de Bacia Rio Dois Rios, o Comitê de Bacia Macaé e das Ostras e o Comitê de Bacia Baixo Paraíba do Sul.

O Fórum também tem a responsabilidade da organização do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas e se fortaleceu a ponto da sua coordenação participar da organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacia.

Creditos
Texto base de portal do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas
Adaptação de texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira
--