Páginas

19 de fevereiro de 2015

Miracema: Prefeitura de Miracema inicia implantação de plano integrado para destinar adequadamente resíduos sólidos

Miracema, RJ – Através de iniciativa da prefeitura de Miracema com parceria da Agevap - Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul, o município sai na frente e se destaca na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS). Nesta semana, um encontro que aconteceu nos dias 21 e 23, promoveu discussões sobre as ações que visam gerir adequadamente o lixo gerado pela indústria, comércio, unidades de saúde e demais setores, focando no desenvolvimento sustentável local.

O prefeito de Miracema, Juedyr Orsay, esclareceu que o plano municipal precisa ser elaborado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, exigindo que as cidades apresentem, neste ano, uma política mais adequada. “O plano é um avanço na solução do grave problema da gestão inadequada de resíduos, já que o problema não termina quando o cidadão amarra uma sacola e a coloca na porta de casa. População e administração vão tratar juntos dessa situação”.

Diversas oficinas aconteceram nestes dois dias de evento e foram coordenadas pela bióloga Maria Inês Micichelli e pelo gestor ambiental Frank Araújo. Eles mostraram pontos cruciais da legislação sobre o tema, falaram ainda do significativo impacto ambiental do resíduo vindo de postos de combustíveis, descarte de pilhas e baterias e ainda do material usado no trabalho do campo, entre outros.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Miracema, Emerson Luiz Pereira, a implantação do plano de gerenciamento vai também livrar o município de possíveis cortes no repasse da verba vinda do Governo Federal, contribuindo ainda para o aumento do ICMS Verde e tendo em vista, a médio prazo, a inserção da coleta seletiva na cidade. “Esse sistema de gerir melhor o nosso lixo só vai trazer benefícios, pois haverá redução no gasto com a coleta normal que é feita, transporte e aterro sanitário, bem como a geração de renda para o grupo de catadores”.

Um seminário será apresentado no dia 25 de fevereiro para mostrar a população os pontos definidos e trabalhados até então. Futuramente, haverá uma audiência pública onde será apresentado o plano que precisa ser elaborado em parceria entre o Executivo e Legislativo do município.

Prefeitura Municipal de Miracema
29/01/2015
http://www.miracema.rj.gov.br/ver_noticia.php?n=459

--
Observatório Soberania Ambiental