Páginas

5 de maio de 2015

Notícia: Instituto Trata Brasil: Campos é a segunda cidade do RJ no saneamento


Campos é a segunda melhor cidade em saneamento entre os maiores municípios do Rio de Janeiro, ou seja, com mais de 400 mil habitantes. Isso foi possível graças a investimentos feitos pela prefeitura e pela concessionária Águas do Paraíba, nos últimos anos. Os dados acabam de ser divulgados pelo Instituto Trata Brasil, com base em informações oficiais retiradas do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), elaborado no âmbito do Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS), vinculado à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. 

O município também foi o terceiro que mais investiu em todo o Brasil na ampliação de serviços de coleta e tratamento de esgoto, estando também entre os que mais evoluíram em tratamento de esgoto. Em nível nacional, Campos dos Goytacazes subiu nove pontos entre os municípios maiores. Entre os mais de 6 mil municípios do Brasil, passou a ser o 45º melhor em saneamento, 13 pontos à frente da capital Rio de Janeiro.

Atualmente, o município conta com seis estações de tratamento de esgoto (ETEs). A primeira estação inaugurada em Campos dos Goytacazes foi a ETE Chatuba, uma das mais modernas do país, que garante uma retirada de 97 % das impurezas do esgoto.

Além disso, o sistema de esgoto de Águas do Paraíba conta com a ETE Guarus, ETE Codin (Vila Industrial, Parque Codin e Terra Prometida), ETE Imperial, ETE Paraíba e ETE Donana.

Portal da prefeitura de Campos dos Goytacazes/RJ
05/05/2015
http://campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=30832

--
Observatório Soberania Ambiental
Nosso Ambiente!