Páginas

17 de abril de 2015

Parque Estadual do Desengano completa 45 anos em 2015


O Parque Estadual do Desengano (PED) completou 45 anos nesta segunda-feira, 13 de abril. O parque é a mais antiga Unidade de Conservação estadual do Rio de Janeiro, e o último remanescente florestal contínuo de expressiva extensão no Norte Fluminense. A data foi comemorada com solenidade em Santa Maria Madalena, com um grande bolo. A gerente de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Patrícia Figueiredo, lembrou todas as ações que vêm sendo realizadas no parque visam sua preservação ambiental e com intuito de também dotá-lo de condições para o ecoturismo. Ela lembrou os exuberantes atrativos do parque, que se constitui no último remanescente contínuo da Mata Atlântica, está localizado em sua maior área em Campos dos Goytacazes/RJ.

Também participaram do evento, o chefe do Parque, Andrei Veiga; secretários municipais de Meio Ambiente de Santa Maria, Campos e São Fidélis, além de demais autoridades nas áreas de educação e turismo da região, guarda parques e da comunidade de Santa Maria. O secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, e a diretora de Turismo, Ana Néri Alvarenga, representaram Campos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, enviou moção de aplauso parabenizando pelo aniversário do PED.

COMEMORAÇÕES

As comemorações pelo aniversário do Parque Estadual do Desengano acontecem desde sexta-feira (10). A programação inclui passeio ciclístico e a Cavalgada Caminhos do Desengano, da qual participaram 45 cavaleiros e convidados. Eles que saíram do Parque de Exposições de Santa Maria, passando pelo centro e indo até Terras Frias, na Zona de Amortecimento do Parque.

O passeio ciclístico ocorrerá neste domingo (19), com o apoio da Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O evento está sendo organizado pela direção do Espaço de Eventos Mata Maga, localizado em Conceição do Imbé. Ao todo serão 45 quilômetros de percurso, desde a Pracinha do Canhão até o Espaço de Eventos Mata Maga, que fica na região de entorno do PED.

Em São Fidelis a programação também é intensa, com a Exposição de fotos do Parque Estadual do Desengano aberta dia 13 na biblioteca Corina Peixoto no Centro de São Fidélis.

Terça-feira (14) houve o lançamento do Livro ”O Peixinho Chico e o Girino Jiló” da Autora Eleonora Sardinha Aguiar, com ilustrações de Alicio Gomes. Quem fez a abertura foi o Secretário de Cultura Ronaldo Barcelos. 

Nos dias 15 e 16 aconteceram palestras falando sobre o Parque, no Cine Teatro Jayme Coelho para alunos da rede Publica. Dentre outras atividades.

O PARQUE

O Parque Estadual do Desengano (PED) está localizado a noroeste de Campos, na região do Imbé. São 22.400 hectares de Mata Atlântica, 

O parque do Desengano abrange os municípios de São Fidélis, Santa Maria Madalena e Campos dos Goytacazes e foi fundado em 1970, com 22.400 hectares de mata atlântica. Abrange os municípios de São Fidélis, Santa Maria Madalena e Campos dos Goytacazes. Ele assegura a preservação dos ecossistemas e sua integração com a diversidade sociocultural da região; preserva espécies raras, da fauna e da flora; promove o desenvolvimento de iniciativas que conciliem a visibilidade econômica e com utilização racional dos recursos naturais; estimula atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica. No que se refere a visitações, estão sendo estruturados os atrativos, visando a promoção do lazer para os moradores locais e turistas a aproximação da sociedade com a natureza e o incentivo ao desenvolvimento do turismo na região. 

Como destaques na paisagem o PED possui: o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros; o Pico São Mateus, com 1.576 metros; e a Pedra Agulha, com 1.080 metros. 

O parque tem grande importância hídrica, com numerosos cursos d’água e nascentes. O PED também possui exuberância de cenários naturais e cachoeiras, como Bonita, Maracanã e Tombo D’Água, além dos rios do Colégio, Aleluia e Mocotó. Mais de 400 espécies de aves são encontradas no Parque do Desengano, muitas em extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pomba, gavião-pato, e que só sobrevivem porque estão em área protegida, da mesma forma que animais, como a preguiça-de-coleira, a onça-parda, o quati, a paca, e o macaco prego. 

Santa Maria Madadena/RJ

São Fidelis/RJ


Matéria elaborada pela compilação de informações das Prefeituras de Campos dos Goytacazes e São Fidelis.

Portal da Prefeitura de Campos dos Goytacazes/RJ
http://campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=30626
http://campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=30602

Portal da Prefeitura de São Fidélis/RJ
http://saofidelis.rj.gov.br/site/aniversario-45-anos-parque-estadual-do-desengano

--
Observatório Soberania Ambiental
Nosso Ambiente!